sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Que Não Mata Fortalece

Aprendi inglês by myself.

No! Não me considero uma autodidata, acho que sou mesmo teimoso. Como eu não tinha dinheiro para pagar curso ou professor, corri atrás do prejuízo com tudo aquilo que eu conseguia encontrar para estudar.
Tente imaginar uma época sem internet, sem Google translator ou smartphone; nem havia MP3, muito menos tanto curso assim na TV ou nas bancas de jornal. O que havia eram bibliotecas cheias de livros velhos e apostilas usadas que serviram para outras pessoas e deveriam servir para mim... Serviram até um certo ponto, eu conseguia ler, entender o que ouvia, mas não conseguia falar ou escrever direito. A partir dali, eu fiquei confuso sobre como prosseguir os meus estudos e um dia, recebi uma pequena ajuda que fez toda a diferença para mim.

Eu estava na biblioteca, com a mesa cheia de livros, revistas e artigos, sem saber aonde ir, quando uma senhora que me observava à distância veio falar comigo.

- Eu sempre te vejo por aqui – disse ela

Confesso que pensei em ser rude, estava frustrado, não queria conversar com ninguém, mas apenas respondi:

- Eu venho aqui para estudar inglês – Respondi

- Está conseguindo? – She asked me

- Eu pensei que estava... – I answered – mas acho que tenho que estudar mais.

- Qual é a sua maior dificuldade? – She asked again

Aquela conversa provavelmente demoraria forever. No mínimo, a velhinha queria puxar papo, pensei, e dali a pouco começaria a falar da cachorrinha, da netinha ou do bingo.

- Preciso estudar mais, e é só! – I said to her e ameacei me levantar

- Posso te dar uma dica? – She asked me – Eu sou professora, quero dizer, fui, pois estou aposentada, mas acho que posso te ajudar...

- Claro! – I told her – Toda ajuda é bem-vinda.

- Pelo que estou observando e desculpe, todo professor é xereta, adora bisbilhotar a maneira como as pessoas estudam; mas posso te dizer que o que te falta é uma estratégia para organizar os seus estudos.

Frankly, meu ego se sentiu um tanto ofendido, mas reconheci que ela tinha razão, pois eu sempre anotava as informações de qualquer jeito no caderno; o que levava um tempão para localizar as informações que eu precisava rever.

- Organização é a chave para aprender qualquer idioma – ela continuou - Reveja o que você aprendeu, revise. Se preciso for, passe a limpo todas as suas anotações e estabeleça pequenas metas para o que falta ser estudado. Estudar de qualquer jeito não ajuda o aprendizado. O nosso cérebro só guarda as informações que são inseridas de uma forma organizada, principalmente informação nova sobre uma língua estrangeira. Organizando o seu aprendizado e avançando pouco-a-pouco, você vai conseguir aprender o que falta para dominar melhor as habilidades que estão faltando.

- Parece fácil – I told her - mas diante de todo esse material e ao ver todos esses assuntos que não estudei ainda parece que nunca vou conseguir isso. Dá vontade de desistir...

- Calma! – She told me – Aprender exige coragem e aprender por conta própria requer mais coragem ainda. É quase como correr uma maratona, sozinho e com os pés descalços. Sozinho porque você precisa contar com a sua disciplina para continuar a aprender, e pés descalços para saber que é preciso ser humilde para aceitar que você não vai aprender tudo e terá que superar todas as dificuldades que encontrar. E não serão poucas... Porém, se você persistir e superar os auto-boicotes, você verá que o que não te mata fortalece.

- “O que não te mata fortalece” – repeti - Minha vó costumava usar outro final para essa frase...

- Provavelmente! Por isso, estudar línguas é tão fascinante. A língua é como um rio, meu jovem, apesar de contida em suas margens com todas as regras da gramática, ela está em eterno movimento na mente e na boca de seus falantes.

- Obrigado! – I told her, já me sentindo calmo e pronto para recomeçar.

- Fico contente em poder ajudar.

- Só uma pergunta – I said - A senhora era professora de inglês?

- Eu fui uma professora – She told me – O inglês foi só uma das ferramentas que usei para instruir meus alunos a aprender a aprender.

Um comentário:

  1. Era isso que eu precisava ler para me convencer de que preciso me organizar pra estudar!
    Realmente, se optamos por aprender sozinhos, temos que encarar isso como uma meta e agir como se estivéssemos indo a uma aula, numa escola, ter horário para se concentrar, escrever, de forma organizada.

    ResponderExcluir