segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sorry, I Don't Speak English Very Well...


Certa vez, um brasileiro foi a Inglaterra e ao chegar lá, se perdeu. Em pânico, não conseguiu falar inglês, mas sorte dele, um " english man", que sabia falar português, veio lhe ajudar, porém, o sujeito foi logo avisando: " Desculpa! Eu não falar português muito bem, mas como poder te ajudar?"

- Mas você esta falando! - disse o brasileiro admirado.

- Eu saber! - disse o inglês - mas eu falar muito mal e ter vergonha do que você pensar.

- O importante é se comunicar, meu amigo inglês - disse o brasileiro - e não há nenhum mal em falar errado, se estamos nos esforçando para falar com alguém.

- Obrigada, brasileiro - disse o inglês - você tem razão, eu pensava assim também quando comecei alearn português. Acreditava que era melhor falar " eu falo pouco português", but you know, quando aprendemos uma língua, aprendemos também a cultura do seu povo e eu aprender a me desculpar assim por causa da maneira que eu falo, quando estive in Brazil.

- Como assim?

- Yes, eu viajei on business para São Paulo e quando cheguei na recepção da empresa que ia fazer um meeting, antes que eu terminasse de falar " good morning", a moça foi logo falando : " Sorry, I don't speak English very well, but how can I help you?", eu olhei admirado e pensei : " but você está falando, moça!" Achei que ela tinha se equivocado - continuou explicando o inglês - mas, very interesting, a pessoa com quem eu ia fazer a reunião, tão logo me viu, também nem me deixou acabar de falar " how are you?", e foi logo dizendo: " Sorry, I don't speak English very well, but welcome to São Paulo!". E isso se repetiu por toda a minha viagem, that's why, eu pensei que era certo pedir desculpas antes de falar. Obrigado, por me ensinar que mesmo falando pouco, eu não tenho do quê me envergonhar, therefore, é melhor falar " I speak a little Portuguese" que sair a dizer "sorry" por algo que eu deveria me sentir orgulhoso de conseguir mesmo um pouquinho falar.

4 comentários:

  1. Nossa, que história estimulante!
    Eu estudei inglês durante um ano e parei, por motivos pessoais.. Porém sempre tive vontade de voltar, e acho que dá tempo, só tenho 21anos! ;)
    O meu medo é começar a conversar e parar por não conseguir me expressar muito bem, porém me sinto mais motivado para tentar e aprender. o/
    Muito bom, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Dear teacher, for you tell us this stories, that I'm your fan number 2000. kisses.
    Beth

    ResponderExcluir
  3. Igual a mim, so que em alemão. Me identifiquei bastante.

    ResponderExcluir