segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Five Classes Per Week or " just" One?

Once, fui conversar com uma estudante na empresa dela. Ela estava muito interessada em aprender inglês conosco, porém, tinha muita pressa em aprender rápido.

- Meu chefe é americano e só fala inglês - disse ela- Para mim, aprender é uma questão de manter ou não o meu emprego.

- I got that - respondi - Você esta preparada para estudar e conseguir isso?

- Claro! - ela respondeu com todo o entusiasmo temporário de quem deseja iniciar um curso de inglês - Se você tiver disponibilidade, quero ter aulas cinco vezes por semana. Como não estou na faculdade, vou ter tempo para me dedicar completamente.

- Well - gambitiei - Fico feliz com o seu entusiasmo. Contudo, você não precisa ter cinco aulas por semana comigo. Uma aula só basta!

- Como assim? - perguntou ela - Você não tem disponibilidade?

- Yes, eu tenho! - respondi - However, não quero que você gaste o seu dinheiro à toa. Se você quiser mesmo aprender, usará um dia da semana para receber as devidas instruções e os outros quatro para pesquisar, descobrir, ou seja, estudar por conta própria.

- Mas eu não tenho disciplina para estudar por conta própria - disse ela - Ter as aulas me dará a responsabilidade de comparecer, estudar e aprender.

- I don't think so! - respondi - Como você está entusiasmada, você vai começar com cinco aulas por semana, daí, assim que você perceber que não está aprendendo tão rápido assim, perderá o seu entusiasmo, começando a faltar, se atrasando e quando vir, e se vier, diminuirá para três, depois para duas aulas, e enfim, se manter uma, ainda assim, não estará aprendendo de fato.

Professor de idiomas não ensina; professor de verdade, deve te ajudar a aprender a aprender. Aprendemos para valer, sozinhos, ou devidamente instruídos em como fazer isso.

- Acho que estou perdendo o meu tempo - disse ela, desapontada - Obrigada!

- O tempo nunca é perdido quanto estamos recebendo instruções - respondi - Cuidado, porém, para não perder além do seu tempo com alguém tentando te ensinar, o seu dinheiro também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário