sexta-feira, 26 de abril de 2013

As Palavras Mais Bonitas Em Inglês


Meu grande desafio como professor de línguas é encontrar palavras que conectem idéias, uma frase mágica que possa ajudar meus alunos a conseguirem tornar ativo todo o conhecimento passivo de anos de estudo sem o risco da prática.  

Sei que certas palavras são fortes aliadas para me ajudar nesse processo, por isso venho buscando palavras que encantem meus alunos - enchantment - frases que os ajudem a querer falar mais um pouco. Based on it, esses dias, encontrei em um site, a research do British Council em relação as dez palavras mais bonitas da língua inglesa. This is a lista, veja se você reconhece algumas or todas elas: mother, passion, smile, love, eternity, fantastic, destiny, freedom, liberty and tranquillity. 

Usando elas como exemplo, comecei a ensinar cada uma para os meus alunos e tentei perceber se essas palavras  poderiam fazer eles falarem more e better, porém, eu descobri que uma das coisas mais interessantes sobre listas dos "mais mais" é que elas não funcionam para todo mundo.  So, fiz eu mesmo uma pesquisa com cada aluno e I found out que a lista das palavras mais bonitas para os brasileiros era bem diferente: big, love, speak, hot-dog, please, welcome, thanks,  you, yes and no. 

Talvez os britânico tenham escolhido passion ou smile pelo som e significado poético dessas palavras, however parece que os brasileiros fizeram a sua lista baseado nas palavras que eles mais vêem por aí, ou seja, quanto mais comum a palavra, mais os alunos se sentem a vontade para utilizá-la. Quando as palavras e as frases começam a ganhar muita complexidade, o nível de resistência aumenta e os alunos travam o aprendizado. 

Taking it into consideration, fiz um exercício com alguns alunos e gostaria de share com vocês.

Dei um texto qualquer para eles lerem, depois pedi que eles selecionassem as palavras mais bonitas e comecei a usá-las na aula, pedindo para eles conjugarem, formarem frases, brincarem com elas e the result was que tendo uma palavra chave que os alunos gostem como pontapé inicial da aula, os professores podem criar uma aula extraordinária que ficará na memória dos alunos, especialmente porque aquela palavra chave  foi already aprendida e todas as demais lições que possam ser associadas com elas, serão carinhosamente aprendidas e guardadas na memória. 

Usar o contexto do aluno para ensiná-lo ou palavras que eles gostem mais ainda não é a melhor maneira de ajudá-los a aprender mais rápido e melhor, porém, já é um começo. Now, how about you? Can you tell me the most beautiful words in English?

Nenhum comentário:

Postar um comentário