segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Apropriação


O Present Continuous é um dos assuntos mais fáceis para aprender na gramática inglesa e ao mesmo tempo, um dos mais difíceis.

É fácil compreender que usamos esse tempo para descrever coisas que fazemos agora, nesse momento; difícil é explicar que esse tense também se aplica para o futuro:

I am studying English now ( agora)

I am studying English tomorrow evening, so I can't go out ( amanhã)

Esse tipo de futuro com o Present Continuous se aplica para compromissos agendados e programados para um especifico dia no futuro; o que difere completamente do futuro com WILL ( intenção, previsão ou reação espontânea) e do futuro com GOING TO ( planos, decisões ou objetivos definidos).

Foi instruindo sobre esse tópico da gramática inglesa para duas learners ( Larissa e Lidiane) que eu ouvi a melhor explicação para ajudar a compreensão desse tempo no futuro em inglês.

As duas irmãs fazem a aula juntas e a cada encontro, aprendo mais com elas do que elas comigo. Na ultima aula, por exemplo, eu estava tentando explicar as mil e uma teorias sobre o uso do Present Continuous no futuro para Lidiane, quando Larissa disse:

- Lidi, o Present Continuous é um futuro tão certo, mais tão certo, que já está acontecendo.

Fiquei calado enquanto observava os olhos da Lidiane passando do sinal ? para !

- Ahhh!!! - Exclamou Lidiane com olhar de entendimento.

A melhor parte do meu trabalho é perceber quando momentos de apropriação - grasping - como esse acontece. Quando meus " learners" começam a aprender ou criar explicações independentemente do que eu explico. São esses momentos que dizem para mim que eu estou no caminho certo e meus "learners" muito mais ainda.

Professor Frank.

Nenhum comentário:

Postar um comentário