segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como melhorar o Listening

Por Denilson de Lima


- "Denilso, pelo amor de Deus, o que eu faço para melhorar o meu listening? Eu estudo inglês a tanto tempo e até agora não consigo entender o que estes caras falam. Tem alguma dica aí pra mim, pleeeeeeeeeeeeease?"

Após uma rápida olhada pela internet notei que há um grande número de sites com dicas para melhorar o tal do listening (audição). Há sites com um número enorme de arquivos de aúdios e tudo mais! Os blogueiros também têm lá suas dicas e por ai vai!

Pergunto eu: o problema está onde? O que será que faz com muitos - ou a grande maioria - simplesmente ainda tenha dificuldades com o aterrorizante listening. Vejamos alguns dos problemas que eu acredito serem os possíveis causadores de tais dificuldades.

01) ANSIEDADE - Na maioria das vezes você como aluno fica ansioso demais. Está sua ansiedade cria certo bloqueio no cérebro. Geralmente, ocorre o seguinte diálogo interno "vixi, vou ter de ouvir isto mesmo? Mas, eu nunco entendo nada! Então, me lasquei!" Este modo de pensar já registra no seu inconsciente que você é incapaz de ouvir bem em inglês. Procure quebrar está ansiedade, relaxe, escute o texto naturalmente, não se afobe, não se desespere. Simplesmente, deixa o CD tocar, o filme passar, a pessoa falar. Você está aprendendo! Você ainda não é um expert! Acredite, até memso os experts cometem erros vez ou outra!

02) DESESPERO - Parece o mesmo tema de antes mas não é! Ao ouvir um texto, diálogo o que seja, você talvez se desespere ao achar que o cara fala rápido demais ou talvez por que não entendeu uma palavra, sei lá! Isto é normal no aprendizado. Mais uma vez relaxe! O que seu professor quer é que você identifique algumas informações aqui e ali! Principalmente aquelas que ele está trabalhando na sala de aula! Ele não quer que você no final da atividade faça um relatório detalhado sobre o que ouviu! Apenas as informações necessárias, solicitadas em uma atividade.

03) PÉSSIMO HÁBITO - Você talvez tenha o péssimo hábito de querer traduzir palavra por palavra. Aí, ao ouvir quer também ouvir palavra por palavra. Mas as coisas não são bem assim! Você precisa acostumar-se a ouvir expressões, combinações de palavras, sentenças freqüentemente usadas, etc. Claro que aprender palavras isoladas ajuda; porém, não é assim que a comunicação real ocorre. Acostume-se, portanto, a aprender e a ouvir expressões, collocations, sentenças comuns e completas. Isto fará com que você se acostume a ouvir e a falar mais rápido! Mas lembre-se, isto não vai acontecer de uma hora para outra. Você precisa pratica, praticar, praticar, praticar...

04) PREGUIÇA - Como eu disse antes a internet está repleta de recursos para ajudar você a ouvir inglês: podcasts, YouTube, arquivos para dowload, sites de rádios e televisão... Tudo isto repleto com entrevistas, bate-papo informal, programas sérios, etc, etc. O problema é que as pessoas têm preguiça de procurar por isto, têm preguiça de entrar em um site ou blog brasileiro que pode ajudá-lo a se organizar. Ou seja, esperam ir para cama um dia e acordar no próximo já ouvindo inglês perfeitamente bem! Isto simplesmente não vai acontecer! Só em sonho! É preciso arregaçar as mangas e meter a mão na massa!

05) DESPERDÍCIO DE TEMPO - A internet está aí para nos ajudar e não para roubar o nosso tempo! Então, é bom começar fazendo melhor uso desta ferramenta excepcional! Você está aqui agora lendo este post, isto significa que você está aproveitando seu tempo com algo útil! Aproveite também o tempo para ouvir inglês. Enquanto está ai conectado, baixe um aquivo de aúdio e fique ouvindo-o mesmo que você nada entenda. Fique ouvindo apenas, isto faz com que seus neurônios vão se acostumando com os sons da língua inglesa! Acredite!

Take care... and have a wonderful day!

(((((>>>>))))

Para mais artigos e dicas do autor, acesse:
http://denilsodelima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário