segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Meu Professor Fala Inglês Tão Bem...


Uma amiga minha contou que deseja muito aprender a falar francês.
Depois de muito pesquisar, ela começou a ter aulas particulares faz quatro semanas.

- Contratei um nativo para me ensinar - ela disse.
- Você esta gostando? - perguntei - Me conta o que você já aprendeu?

- Eu estou amando! - ela disse com um grande sorriso.

- O professor fala tão lindo. Estou encantada.
- Mas você já aprendeu algo?

- Não! - ela respondeu.

- Mas ele fala tão bonito. Quê sotaque. Dá vontade de ficar só ouvindo ele.

- Mas o que você aprendeu? - insisti.

- ...

Assim é a maioria dos alunos que querem aprender inglês e ficam tão encantados com o inglês do seu professor que se esquecem que quem deveria falar e aprender é o aluno. Há muitos English speakers por aí dando aulas e muito poucos professores. Falar bem uma outra língua ou ser nativo de um idioma estrangeiro não significa que se saiba ensinar. Para ensinar é necessário não apenas saber falar bem a língua, mais principalmente saber ensinar os seus alunos a aprender. Aprender inglês não é ficar vendo o professor falar. Sem esforço e self-study, você vai continuar como a minha amiga, pagando para ver uma pessoa falar um idioma estrangeiro. Se você é assim, economize seu dinheiro e alugue um filme. Garanto que é mais barato, mas tão ineficaz quanto.
Agora, se você quer realmente aprender a falar o idioma, esqueça o quanto bonitinho é ouvir o inglês do seu professor e trabalhe para descobrir a beleza do seu próprio jeito de falar inglês.

Professor Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário