segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Bond

Júlia começou a fazer inglês comigo há alguns meses. Ela é inteligente, aprende rápido e mostrou um grande avanço em pouco tempo. Se ela estudasse por conta própria, já estaria falando inglês há tempos, o problema é que nem nas aulas ela aparece. Ela falta em quase todas as classes e quando aparece ( ela estuda com um grupo), fica perdida e reclama que não está entendendo nada. Falta " bond" com o aprendizado dela.

- Você sumiu, Júlia? What happened? - pergunto.

- Estou trabalhando muito, teacher. - ela responde.

- Você já pensou, alguma vez, que talvez eu esteja te esperando para aula e faltar sem avisar é uma tremenda falta de respeito comigo, e com o seu próprio aprendizado? - eu digo mentalmente, permanecendo calado, afinal, isso é o tipo de maturidade que se tem ou não se tem e pronto. Difícil ensinar sobre respeito, por isso tenho esperança que meus alunos aprendam. E aprender algo novo requer uma mudança de comportamento.

Quando um aprendizado de um novo idioma começa, o professor tenta criar um laço - a bond - com o estudante, no intuito de facilitar o processo de aprendizagem e que o aluno possa assumir uma responsabilidade, junto ao professor, pelo processo de aquisição desse idioma. O que nem sempre é fácil, uma vez que a maioria dos estudantes transfere para o professor a responsabilidade de ensinar, esquecendo-se que é ele que vai aprender.

Para aprender bem inglês, além das aulas assistidas e o obvious "self-study", bons learners sabem que respeitar esse bond com o professor é importante para criar uma seriedade e uma disciplina, que tendo o professor como " seta", os levará à sonhada fluência.

Esse respeitar inclui, entre outras coisas, não faltar as aulas, fazer seu self-study e chegar no horário. Of course, todos temos nossos issues, compromissos, problemas que impossibilitam que estejamos presentes, mas quanto tempo leva para um estudante enviar um e-mail ou um message text para o professor dizendo:

" Teach, I am afraid I wont be able to go to the class today. Sorry!"

O que acontece é que o estudante sem comprometimento só vai a aula quando quer e só estuda quando pode. E depois reclama que nunca conseguiu aprender...

- Teacher, I am sorry! Eu tive outro compromisso - dizem eles.

" Outro" compromisso? - me pergunto em silêncio. Se estudar inglês fosse um compromisso, at the first place, eles teriam, at least, se preocupado em desmarcar o " compromisso" que já tinham agendado previously com o seu aprendizado.

A minha sorte é que Júlia é uma exceção à regra. A maioria dos meus estudantes já se tornaram learners e me enviam e-mails como esse que recebi do meu learner Leandro Sena:

" Hi Frank,

How are you?

As Beatles have sung: "Its been a hard days night, I've been working like a dog" rsrs...

This week I have had another opportunity to represent my company with some guys from an American company... What I wanna share with you is that even being absent from the classes, I'm talking and writing in English every day.

Thanks God and thanks you for all tips and lessons that I've learned from you.

I Can speak English wherever I go,It is amazing.

I am now in Rio, waiting for my flight... as always, it is late.

Bye!

Leandro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário