segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Memories


- Professor, por que durante a aula, eu sinto que aprendi o que o senhor explicou, mas depois esqueço tudo?

- Porque você não está estudando!

- Mas eu estou assistindo as aulas.

- Isso mesmo! Assistindo. Assistir aula não é estudar. Estudar se faz estudando em casa. Revisando a matéria, pesquisando etc etc etc...

Já perdi as vezes em que disse e ouvi esse diálogo. And se você é leitor dessas Newsletters que enviamos toda semana, você already deve ter perdido a conta de quantas vezes ouviu esse assunto. Se insisto, isso é devido a importância do assunto. However, se você tiver um pouco mais de paciência para continuar lendo, prometo que vai valer a pena, pois quero, at least, que você saia dessa leitura sabendo como funciona a sua memória.

Todas as nossas lembranças são ligadas por uma rede de associações. A massa de 1,5 kg equilibrada no alto da nossa espinha ( que chamamos cérebro) é constituída por algo em torno de cem bilhões de neurônios, cada um podendo fazer entre cinco a dez mil conexões sinápticas com outros neuronios ( que chamamos de associações para criar significado).

Cada palavra nova em português que você aprende provoca uma reação dentro da sua cachola. Therefore, se você ( e o seu cérebro em parceria) considerar que essa palavra é digna de pertencer a sua Gangue da Linguagem Portuguesa, ela passará por um pequeno processo de " iniciação" ( que eu chamo estudo) e somente após passar nessa iniciação, essa nova palavra vai ser bem vinda e receberá o cartão verde do uso. So, se você leu com atenção, deve ter percebido que eu escrevi " palavra em português" e não " inglês". I did it on purpose!

Para aprender palavras novas em inglês, o mesmo processo ocorre, however, com muito mais complexidade, uma vez que além de aprender a palavra nova e o seu significado, o estudante precisa aprender also a sua pronúncia e o contexto em que ela deverá ser utilizada. Moreover, se você quiser que ela seja lembrada, terá que ter um extremo cuidado com ela ( savouring) e pacientemente dar atenção a ela ( self-study), until que ela saia do processo de ameaça de esquecimento e passe a fazer parte da " Gangue da Linguagem Inglesa" com direto a cartão verde para o uso natural quando você precisar dela. As simple as that.

Quando a matéria assistida ( classes) passa a ser matéria estudada ( self learning), algo fantástico ocorre dentro daquela massa de 1,5 kilo que me referi lá no começo do texto. Esse aprendizado transforma o nosso cérebro alterando as conexões dentro dessa vasta rede de associações para sempre, in other words, a informação que você quer lembrar deixa de ser palavra escrita na praia que qualquer maré de esquecimento pode apagar e passa a ser conhecimento escrito em pedra que nem o tempo (que você passar sem usar essa palavra) vai conseguir apagar.

Furthermore, cada vez que você aprende algo novo, todo o seu cérebro é modificado para absorver esse novo aprendizado e prepará-lo para o uso. No momento em que você chegar ao fim dessa sentença, seu cérebro estará fisicamente modificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário