sexta-feira, 5 de julho de 2013

The Learning Tree

"We are learning about our tree, olê aiaô;

We are learning about our tree, olê aiaô" 

Let's aprender sobre uma árvore que eu vi nos meus sonhos and que eu a chamo de Learning Tree, a árvore do aprendizado. Nessa árvore, there is a pássaro que representa todo aluno que deseja ser aprendiz de algo. Essa árvore representa a escola, o conhecimento, aquilo que já estava lá antes, o conhecimento bruto, a matéria que não muda, que permanece te esperando, nos esperando; o que muda são as folhas, galhos que quebram e galhos que nascem e crescem, a fruta madura e a semente. 

Essa árvore pode ficar lá por um tempo, there is árvore que tem mais de mil anos, eu conheço uma que tem mais de cem anos, ela se chama Árvore das Lágrimas e dá nome a rua que eu moro, Estrada das Lágrimas. Conta à lenda que a estrada que hoje é aminha casa - once upon a time - era uma passagem, uma estrada que ligava a capital ao litoral e o povo, que ia embora para além do mar, tinha que passar por lá e a família, a gurizada, as mulheres se despediam naquele lugar e ficavam ao pé da árvore chorando, se despedindo - saying goodbye - esperando o futuro trazer de volta seu passado nos braços dos seus amados.  

Sim, as árvores tell estórias, guardam lembranças e a árvore that eu vi no meu sonho, possuía o aprendizado, por ela fluíam as palavras que precisamos colher, sim, somos passarinhos - little birds - that pousam nessa árvore para colher sementes de aprendizado e espalhar nossa lenda por aí. E por ser essa árvore, árvore de conto de fada, sonho de professor louco, os passarinhos aparecem nos ninhos - nests - quebrando os seus ovos - o que significa a crença que eles conseguem viver fora da zona de conforto de não saber algo - e piar - tweet tweet.

O pio! A fala! - at the beginning , esse piar é meio torto, é estranho, assim é quando começamos a falar inglês. Chegamos à escola - a árvore - em nossas cascas, protegidos pelo ninho, a segurança e conforto de continuarmos sendo quem somos, e aí é que mora o perigo - " viver é perigoso" dizia Guimarães Rosa e aprender algo novo é perigoso pois pode mudar a gente. E toda vez que aprendemos algo novo, nos tornamos esse algo novo. 

This é o segredo do aprendizado, só aprendemos quando aquilo que absorvemos passa a fazer parte da gente. E esse algo novo, o novo, nos obriga a quebrar a casca do egg e ao nos vermos novos, só nos resta piar e esse piar é só um treino para a viagem que acabou de começar...


"We have learned about our tree, olê aiaô

We have learned about our tree, olê aiaô"

Nenhum comentário:

Postar um comentário