sexta-feira, 12 de julho de 2013

The Captain of My Soul

"Enter silently and listen to the Kingdon of the Words, 

it will give you the language you want to speak"  



Entre silenciosamente no estudo de uma língua estrangeira para conseguir dominar esse mar turbulento que é um idioma estrangeiro;  copo vazio, entrando surdamente no Reino das Palavras, como ensinava Drummond a quem queria fazer poesia.

Poem, eita coisinha difícil de parir; linguagem assim como a poesia exige tempo e cuidado, carinho e atenção, sim, entramos no Reino das Palavras para adquirir o idioma que queremos dominar.

Tudo o que se sabe, o que posso compartilhar com vocês, pois já estive no Reino das Palavras para aprender as minhas palavras - e believe-me, tudo o que um professor tem para compartilhar é a sua experiência - all o que eu sei é que a língua com todas as suas palavras e encantamentos se encontra lá, aguardando-nos pacientemente, esperando que possamos segurá-la - GRAB - e aproveitar o máximo essa oportunidade que é falar um outro idioma, mas para falar esse idioma é preciso, encantar-se, se deixar encantar pelas palavras que são brinquedos, e como todo brinquedo ( brinquedo são ferramentas inúteis para os adultos ) , o idioma no começo, serve apenas como enigma a ser decifrado, brincado, imaginado, não serve lá para muita coisa, e servir para algo, pelo menos para os adultos, é ferramenta de se fazer dinheiro; palavras são brinquedos, ferramenta de criança que pode até ser inútil, mas serve para fazer imaginação e criança só aprende a ser adulto quando desenvolve a sua imaginação e a imaginação vira pensamento que ziguezague aqui e lá e acaba se tornando mais que dinheiro, é sonho realizado , sonho se um melhor emprego, sonho de uma casa nova, sonho de viagem para além do mar. 

Quem não tem imaginação, não se arrisca beyond do mar. Os reis e rainha europeus não tinham imaginação, por isso, o mundo para eles era quadrado, Colombo tinha imaginação de sobra e comparou o mundo ao ovo, Colombo deve ter sido uma criança que brincava muito com as coisas do mundo, só assim para explicar gente que nasce em um mundo quadrado e o imagina redondo. Quem não tem imaginação fica com o barco à deriva, quem não tem imaginação não sabe pensar bem os seus pensamentos - os pensamentos que o pensam. Viver sem imaginação é deixar o barco sem capitão, qualquer coisa o leva, qualquer coisa o manipula; manipula em sua língua mãe, imagina numa segunda. É ai que reside o medo, medo de ser enganado e de cometer erros.  Não digo que seja possível viver sem medo, pois o medo é essencial para aprendermos, assim como o erro - mistakes - mas não dá para viver bem sem imaginação, sem criatividade. O Reino das Palavras permite a sua entrada, mas só mostra os seus tesouros se você souber brincar e usar a sua criatividade. Você ainda sabe se divertir? Ou você adultou de vez? No fun no gain!!!!

É somente errando que aprendemos - the right to be wrong - um bom marinheiro é feito de mar turbulento - e é somente com a experiência de navegar com um barco por um mar de palavras soltas que aprendemos a juntá-las e formar frases, dai surge a poesia que é quando o piar se faz canto e nos tornamos os Capitães das nossas palavras, Capitão da Língua, Capitão da Alma...The Captain of our Souls.

"Captain of my Soul

I wanna be

I gonna grab this chance

I will make the most out of here"

Nenhum comentário:

Postar um comentário