segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Go Further: The Challenges and The Frustrations


Ser proficiente em um idioma é não apenas atingir um nível " fluente" no estudo de uma segunda língua; ser proficiente é buscar uma melhoria constante em seu estudo, expandindo seu conhecimento da língua, lidando com o fato que nunca saberemos tudo sobre o idioma e reconhecendo que isso deve ser um trampolim para continuarmos estudando e não uma barreira de frustração nos impedindo de melhorar.  

Rutth queria aprender mais. O que era estranho, pois muitos learners no nível dela deixariam de estudar, por já ter conseguido falar bem o suficiente para trabalhar ou viajar, ou seja, atingira o nível que todo aluno de um segundo idioma sonha about. However, ela queria mais, queria estudar para os certificados do idioma.

- Quero tentar o Proficiency Certificate, teacher - ela me disse - Será que eu consigo? 

- Of course ! - respondi - Mas... Esse estudo exige um cuidado.

- Que cuidado? Estudar mais e ... muito?

- Sim e também, mas há something else:  é preciso ter cuidado com as frustrações naturais de estudar um idioma estrangeiro mais further. Ao adentrar esse mundo do inglês mais acadêmico, você vai voltar para um território em que você não terá tanto domínio assim com as centenas de palavras novas, construções formais bem diferentes do jeito que você já se habituou a falar e regras gramaticais um tanto surrealista. A falta de domínio desse conhecimento novo vai te abalar um pouco emocionalmente e você terá que ser forte o bastante para não desenvolver nenhum tipo de bloqueio com o inglês que você já sabe falar.

- Fica tranquilo, teacher! Darei de conta.

- If you say so... Let's do it !

Começamos o estudo e percebi que a cada nova dificuldade que surgia nos exercícios, a confiança que Rutth começava a ser abalada. Diante de novas palavras como: "to be prone to" ou "come to terms", ela ensaiava um passo além da sua zona de conforto de domínio, mas voltava rapidamente para dentro dela, dizendo para si mesma: eu nunca vou aprender a usar isso.
She was prone to get frustrated com aquela bola de neve de decepções e ela precisava come to terms com isso, por isso, pedi que ela fechasse o livro e olhasse para mim.

- Rutth, pare de se frustrar por não conseguir absorver todas essas palavras novas e não conseguir acertar todas as respostas dos exercícios. Every learner is prone to make mistakes. Não é uma competição! Lembre-se: estamos apenas iniciando o seu aprendizado. You need to come to terms with that - aceitar que você não vai conseguir controlar tudo all the time.

- Mas eu estou sentindo que não aprendi nada em inglês. 

- Você aprendeu o suficiente para se expressar bem em qualquer contexto. Agora, você está going further para um conhecimento acadêmico e precisa entender que é um território novo e compreender que você precisa extrair suas lições dos erros que está fazendo.

- E se eu não passar no exame? 

-  Tenho certeza que você tentará de novo.

-  Sorry to let you down, teacher, mas é que eu nunca vi nem ouvi essas palavras antes, parece um outra língua. 

- E é- disse mais duramente, porém, eu precisava ajudar Rutth a recobrar a sua vontade de continuar - Shall we continue?

Ela respirou fundo e suspirou um " yééé" e continuamos o estudo. 

Na segunda aula, foi pior. Na terceira foi horrível, mas ela continuou firme e foi pouco a pouco se convencendo que realmente não precisava dominar bem tudo o que estava aprendendo pela primeira vez. 

Um mês depois, ela finalmente conseguiu ir bem em um dos exercícios e sorriu novamente, pois compreendeu que essa jornada do Go Further é ousar mesmo ir além daquilo que ela sabia. Rutth sabia disso agora e tinha come to terms com a realidade que se aperfeiçoar exige que todo learner duvide mesmo da sua capacidade no inicio da travessia, mas todo bom learner está prone to ser sucedido. 

Seu exame será em março, mas Rutth já é uma aluna proficiente por não sucumbir as frustrações que o novo desafio trouxe para ela e esse nível de proficiência no estudo do inglês, certificado nenhum conseguirá lhe dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário