segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lazy Lips

Vamos mexer a boca, pronunciar com vontade, arriscar-se nas frases.
Cada palavra é bonita - each word matters - cada palavra importa. Você está aprendendo a falar um idioma estrangeiro, quebre seus paradigmas e se arrisque - are you a risk taker or not?

Se apaixone pela beleza daquilo que pode ser dito, so, na próxima aula, diga " Good Morning!" ao seu professor, antes que ele o diga. Pergunte " how are you ?", mas um " how'a'you" cheio de energia e alegria. Não murmure, não fale com o canto da boca, enuncie!

Vamos descobrir juntos que tipo de inglês você quer falar, portanto, na newsletter dessa semana, vamos conversar sobre pronúncia e intonação, shall we?

Não basta estudar gramática, vocabulário e saber o ABC do livro, se na hora de falar, falamos inglês da mesma forma como falamos em português. Inglês é uma língua em que falamos com alegria, os tons sobem e descem, falamos mais alto as palavras mais importantes: os verbos, os "nots" e conectivos; abaixamos o tom de voz nos pronomes e artigos ou quando não temos certeza de algo que estamos dizendo, mais falamos com uma entonação feliz e para cima, quando temos certeza disso.

Qual a diferença entre as pronúncias de:
I am sure!
I am not so sure!

Depois do " I am sure", coloque um sorriso :)

Você já ouviu falar que quando sorrimos, movimentamos mais de 100 músculos do rosto? Quando falamos inglês, exercitamos, mais ou menos, os mesmos músculos e mais uns outros tantos, afinal, como há outros sons que não temos em português e as palavras são novas, precisamos exercitar outros músculos faciais e do aparelho fonador para articular o som que queremos produzir e nos adaptarmos ao novo idioma utilizado.

A notícia boa é que isso não é tão complicado assim, basta apenas você usar o poder da imitação. Sim, somos especialistas nisso desde bebês. Assista mais filmes e imite as frases prontas que você ouvir. Não apenas as palavras, mas especialmente, tente pronunciar frases inteiras, mesmo que você não as compreenda inteiramente. Lembre-se o alvo é o som, a articulação, a pronúncia.

Outra dica importante é - why rush? - Não tenha pressa de falar, não engula as palavras - mexa o seu maxilar, capriche nos sons diferentes, encare o desafio de tentar pronunciar os " THs", trabalhe a diferença entre o som do " R" e do "H". Faça barulho de trenzinho com o som do SH e CH juntos. Em outras palavras: have fun aprendendo!!!

Nada de lazy lips, inglês é para ser falado, portanto, abandone o caderno, a timidez, o livro e speak your mind up.

Professor Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário