sexta-feira, 10 de junho de 2011

If I Could...



Toda vez que explico aos meus estudantes que aprendi a falar inglês por conta própria, eles ficam admirados e tratam logo de perguntar:

- Qual o segredo?
- Vencer a preguiça! - respondo!
- Preguiça?- eles me perguntam de volta.

Sim, a preguiça foi o meu maior adversário quando comecei a aprender inglês .

Eu sabia que muitos seriam os obstáculos; afinal, eu não teria a metodologia de um curso, o auxilio de um professor, nem muito menos livros e qualquer dica de material ( e para piorar: era um tempo sem Google, nem a internet, como a conhecemos, existia).

Daí, só me restava o conselho da vovó:
" O segredo de se aprender qualquer coisa na vida é a força de vontade, meu neto".

Eu tinha força de vontade, pois queria muito aprender inglês e ganhar o mundo, o problema era que a preguiça era maior, e aliada a falta de disciplina, o resultado era aquele famoso conto do sujeito que se prepara para estudar às 7 da manhã e se distrai com qualquer coisa e quando se dá conta, já é tarde da noite e ele decide deixar para estudar amanhã. No meu caso, esse "amanhã" levava dias para chegar e quando finalmente chegava, ficava para depois.

Puro auto-boicote, Freud explica e a gente paga!

Paguei!

Perdi oportunidades de emprego, chances de viajar e acabei sendo apenas mais um no mercado profissional. Grandes chances para trabalhar em multinacionais ou conseguir aquele emprego dos sonhos se distanciavam cada vez mais.

Então, um dia, farto da humilhação de não ter um idioma estrangeiro em meu CV, decidi enfrentar o monstro da preguiça e abri o livro; e é claro, os olhos pesaram, o telefone tocou, minha mãe me chamou, a namorada apareceu, o churrasco com os amigos vingou, o filme no cinema passou, a lasanha esfriou; e tudo no universo conspirou para que eu deixasse o meu estudo para o dia seguinte.

Resisti!

E conclui, pela primeira vez, o que havia prometido.

No dia seguinte, fiz mais um pouco.
No outro, mais um tanto.

Quando percebi, estava estudando todos os dias, e gostando e me interessando e aprendendo e vencendo a danada da preguiça.

Demorou, mas consegui compreender que sem estudar por conta própria, o inglês nunca sairia da teoria da minha força da vontade.

Por isso, toda vez que os meus alunos perguntam:

- Qual o segredo?

Respondo sempre:
- Vencer a preguiça!

- Preguiça?- eles me perguntam de volta.

- Sim, a preguiça!

E com essa resposta, corro o risco de desapontá-los, afinal, o professor deles deveria saber alguma forma milagrosa que pudesse fazer qualquer um deles falar sem esforço.

Não! Não há formulas mágicas, e nem o fato de ter aprendido sozinho me faz especial, pelo contrário, if I could, you can do it! A pergunta é: você tem coragem de vencer a sua preguiça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário