quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

The Journey of She - Grit


I have been having classes with She por algumas semanas. She era a namorada do You, who foi para London e até agora não deu notícias ainda. Aparentemente, nem a She sabe dele. 


- I don't want to talk about You anymore. - disse She quando I asked her about You. - The life continua.


- How can I say " continua" in English? 


- I don't know. Como eu digo " continua" em inglês? 


- How can we describe " continua" in English, She? 


- Teacher, I told you I don't know it. 


- Yes, I heard it, She! Mas how about tentar descrever essa palavra em inglês?


- Não é mais fácil você me dar essa palavra?


- Do you think que você vai aprender melhor se eu te der a resposta?


- I dunno, você é o Teacher aqui; não eu! 


- Let's talk, She...


Há alunos que são mais fáceis de ensinar like You e há outros que exigem um pouco mais da gente. Com a She, it has been a very interesting journey. She é extremamente exigente e um tanto stubborn, algumas vezes. However, She is very clever and tenho certeza que ela vai aprender a falar muito rápido as long as She uses better her grit. 


- She, eu acredito que você tenha se informado bastante sobre como eu trabalho antes de aceitar ter suas aulas comigo ou você veio somente por causa da recomendação You? 


- Yes, teacher. Eu li sobre o seu trabalho no website - só não entendi muito bem esse negócio da "Learning Tree". Eu só não consigo compreender qual é o mal em você me dar a resposta. 


- Quando aprendemos uma segunda língua, She, é o esforço de buscar a reposta que exercita os mecanismos da fala. Se eu te der a reposta, terei desperdiçado uma chance incrível de você melhorar o seu domínio do idioma. A " Learning Tree" fala justamente sobre isso, it was a way que eu criei para ajudar meus learners a compreenderem melhor a importância de entender o processo de aprendizado. 


- Teacher, c'mon? A maioria das escolas ensinam seus alunos sem usar toda essa ciência-blá-blá-blá-pedagogia que você descreve no site. Como você sabe que o seu método funciona?


- Because my learners learn how to talk, She. 


- You não saiu do Brasil falando inglês, teacher. 


- You foi meu aluno por pouco mais de dois anos, She. E o que não faltava ao You era motivação para aprender, that's why, You foi para London. 


- Yes, foi por isso. - disse She com tristeza. 


- O que aconteceu, She? 


- You terminou tudo comigo, teacher. Recebi um e-mail dele dizendo que não queria que eu sofresse por ele estar longe e blá, blá and blá. Eu sabia que isso ocorreria...


- I am so sorry...


- Se ele não tivesse inventado toda essa história de ir aprender inglês na Inglaterra, a gente continuaria juntos. 


What could I tell her about it? Toda essa agressividade tinha motivo então. De certa forma, She estava me culpando por ter motivado You a viajar abroad. E o que mais eu poderia ter feito com You? como eu poderia ter previsto que She se tornaria minha aluna e que You terminaria com her? A única coisa que eu podia dizer era algo que a motivasse a continuar... 


- She, life goes on! 


- Yes - disse She - Life goes on! Viu? Goes on!!! Continua... Você me deu a resposta - disse She laughing e repetindo: "Life goes on". Thank you.


- What? O You não terminou o namoro de vocês?


- Que eu saiba...ainda não! Mas eu consegui a minha resposta. 


- I can't believe it! Você me manipulou para conseguir a resposta. 


- Manipulei nada, eu apenas queria a minha resposta. 


Unbelievable! 


- Are You happy now? 


- Very much. 


Nesses anos todos, I have never met somoene like her. She é impetuosa, stubborn ao extremo, porém se há algo que se possa dizer sobre teaching her é que... será mesmo uma aventura essa Journey of She.

Nenhum comentário:

Postar um comentário