terça-feira, 24 de abril de 2012

The Seven Stages



- Teacher, afinal, o que eu preciso saber para aprender, de uma vez por todas, inglês?

- Well, não é o que precisamos aprender e sim COMO aprendemos isso. 

Depois de observar por anos, a jornada de vários estudantes tentando aprender inglês, percebi que os que conseguiam dominar o seu aprendizado efetivamente tinham sete pontos em comum: structuring, savoring, taking risks, tuning, recasting, self-study e going further. 

Para falar inglês é preciso mais que gramática e vocabulário - é necessário, antes de qualquer coisa, saber construir a idéia mentalmente, formular a frase e estruturar aquilo que se quer dizer (structuring). 

A gramática dá dicas de como podemos construir a nossa estrutura, o vocabulário dá palpites e nomes para que possamos usar ao nos comunicar, mas para somar a gramática ao vocabulário e ter o resultado chamado "é isso que eu quero dizer", o aprendizado requer um esforço mental e um trabalho muito bem feito que só terá mesmo efeito se o aprendiz da língua saborear o processo de construir significado - savouring -  e enfrentar o desafio de trabalhar a sua própria motivação para se arriscar além da zona de conforto do ter medo de errar -taking risk - zona esta cheia de desculpas (sou tímido, tenho vergonha, nunca vou aprender, etc), muletas ( livros e cadernos) e boicotes (esse curso é uma %#^*, meu professor é um %#^* - vou desistir!!!).

Uma vez que conseguimos construir  essa fase da nossa trilha e estruturamos a nossa comunicação numa linha satisfatória que dê asas à nossa confiança; a jornada continua, pois o desafio agora será compreender também a estrutura dos outros e esse desafio beira a missão impossível dependendo da origem da pessoa que conversa conosco. Por isso, compreender a diferença entre ouvir e escutar e saber como calibrar e nivelar a nossa comunição e a do outro - tuning - é uma técnica que requer do aprendiz uma compreensão e uma prática real que livro nenhum consegue ensinar.

Para isso é preciso aprender a se auto-corrigir - recasting - muitos estudantes dependem tanto da correção de seus professores que não se perguntam porque estão errando em primeiro lugar. Ora, como é possível aprender algo que erramos sem compreender o PORQUÊ do que erramos? 

De todos os pontos em comum, percebi que o Self-Study era o conceito ideal porque para ser um verdadeiro Learner é preciso sempre ter um pé na escola e outro na independência - autonomy - e para isso, precisamos todos mergulhar profundamente em nosso estudo - go further - e compreender, de uma vez por todas, que o professor não é o Google tradutor nem é dicionário; e muito menos, o professor não é a pessoa que deve vir preparada para a aula. Quem tem que se preparar para aprender é o aluno!!!

Sem seguir esses estágios - The Seven Stages - estamos perdendo o nosso tempo em cursos de línguas. 

Escola boa não ensina - ela ajuda você aprender e não depender do outro sempre que precisar saber algo novo. 

Well... Esse é o segredo para aprender inglês - o único problema é que a maioria escolhe o caminho mais fácil e menos trabalhoso que é continuar, como diria Renato Russo, com as "suas aulinhas de inglês"...

 
Professor Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário