terça-feira, 6 de setembro de 2011

Savoring

Esses dias, minha nova estudante ( ela começou a sua experiência há três semanas) perguntou:

- Professor, quando é que eu vou falar inglês? Vai demorar muito?

Estudante iniciante, ela teve algum contato com a língua, mas a sua pressa é tanta que mesmo ainda não compreendendo a diferença entre fazer perguntas com" do you" e " are you", ela já quer usar o " have you".

- Calm down! - eu sempre digo- Você esta começando agora. Tente apreciar o que você já consegue fazer e pare de se preocupar com o que você ainda não sabe.

- Mas, Teacher- ela disse- se eu não falar inglês rápido, posso perder o meu emprego!

- I know, dear - respondi - Mas essa pressa toda não vai te ajudar em nada.

Você não vai aprender um milhão de palavras em pouco tempo. Você pode até estudar, anotar e tentar decorar, mas qualquer informação nova para se tornar conhecimento real requer tempo, revisão e treino. E para esse treino não se tornar algo massante e frustrante, você precisa também dedicação, atenção e, principalmente, degustação - savoring - sentir o gosto maravilhoso de se comunicar em outra língua, provar das palavras, saborear o aprendizado e aprender a saber apreciar suas conquistas.

Cada palavra nova importa, cada frase aprendida conta.

Falar inglês é um desafio para qualquer pessoa, e se há avanço, mesmo que seja um avanço que você considera " pequeno"; temos o direito você Learner e eu Professor, de celebrar, comemorar e saborear.

Ensinar isso para os novos estudantes é muito complicado, uma vez, que a maioria deles quer aprender inglês da mesma forma como compram lanche no Macdonalds.

Não existe " Fast English" !

Por mais promessas que se vê por aí, ninguém fica fluente em um novo idioma em semanas, nem muito menos em meses. Contudo, se você saborear o processo, buscar mini-objetivos e ficar orgulhoso com o seu processo, você vai descobrir que cada sentença aprendida pode ser transformada em mil outras, e, as I said before, do que vale aprender mil palavras e não conseguir montar sequer uma frase?

Nenhum comentário:

Postar um comentário