sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Que Vale Mais: Aprender Mil Palavras ou Uma Frase?

Pode parecer " chover no molhado", mas quem tem aula comigo vive ouvindo a palavra " self-study" o tempo inteiro e se insisto nisso é que não há outra maneira de aprender inglês, se o processo não contar com você, meu caro learner!


Por essa razão, quando eu entrego a minha avaliação para um aluno, ele nunca ganha um 10. Se ele for mesmo esforçado e tiver ido bem, ele receberá um "A", mas esse A não é o mesmo A que recebemos em nossos exames convencionais, seguindo aquela tradicional sequência de B,C, D; not at all!!! Esse A representa " Active Producer", ou seja, esse aluno não é mais apenas um estudante dependente apenas dos ensinos de um professor, ele também estuda por conta própria e produz aprendizado.


Agora, se ele for mal na avaliação, provavelmente ficará surpreso quando receber um " P" na sua prova:

- Teacher, fui tão mal assim?- ele dirá- Já recebi vários Ds e até Es na vida, mas receber um P? É fim de carreira, né não?


Nada disso! Um aluno " P" é apenas mais um Passive Consumer, alguém que segue passivamente consumindo tudo o que lhe ensinam nas aulas, com a esperança que se obter muita informação, seu canarinho inglês vai poder fazer summer e ele acordará, um dia, como se por um encanto, falando inglês fluentemente. Ora, do que vale mil palavras, se o sujeito não conseguir montar nem uma frase?


Um Active Learner já aprendeu que basta aprender uma frase, para fazer outras mil sentenças. Ao estudar as estruturas de uma frase dentro da sala de aula e pesquisar, por conta própria, outros elementos que possam modificar essa frase, um Active Learner passa a aumentar gradativamente o controle do seu estudo, e com esse controle, surge a confiança de estar finalmente aprendendo; e com essa confiança, logo na sequência, surge o poder da comunicação ativa que somente quem estuda a língua para valer consegue obter, ou seja, a tão esperada fluência!



Professor Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário