sexta-feira, 15 de julho de 2011

Brick by Brick

- Professor! Vou desistir do curso! - diz o estudante - Eu nunca vou aprender inglês. Não tem jeito!

- ... - respondo!

- Teacher, eu não consigo me comunicar, lembrar dos vocabulários, entender os filmes sem legendas- ele continua- Não consigo mesmo aprender!

- ... - continuo em silêncio.

- Pro, e se eu viajar para fora? E se tivermos mais cinco aulas por semana? Por favor, me ajuda!!! Buááá!!! Teach, por favor me dá uma luz!!!

Assim que eles acabam de chorar e voltam a respirar normalmente, com a voz calma e firme, digo:

- Já acabou? - eles fazem o gesto de " sim" com a cabeça - Podemos voltar ao estudo?

"Learning English is like building a house; brick by brick, you need to have patience, dedication and learn how to deal with the frustrations."

Lidar com as frustrações naturais de um processo complexo de aprendizagem é um dos grandes desafios dos estudantes de inglês. Pois, são essas frustrações que os levam a desistir de continuar estudando e os levam a boicotar o processo.
Essas frustrações são consequências óbvias das falsas expectativas e da ação de marketing das escolas de inglês que prometem " fluência" em 8 semanas. Ou seja, depois de tanta lavagem cerebral dos métodos espalhafatosos e técnicas mirabolantes, os estudantes não conseguem compreender que não podemos construir uma casa, começando pelo teto. E tão preocupados eles ficam com o teto da casa, que se esquecem de preparar uma boa estrutura para erguê-la.

Construir o alicerce de uma casa é tão importante e requer muita concentração e esforço, pois será a base que sustentará tudo o que vier depois. Sendo assim, aprender como as frases são montadas, e ter paciência para perceber que, obviamente, no inicio não conseguimos nos comunicar é o mesmo que entender que é preciso sedimentar o terreno e colocar os primeiros tijolos, antes de mudar para dentro de uma casa que ainda nem tem parede.
Saber reconhecer o que já foi alcançado ( the garden) te ajudará muito mais do que soltar os cachorros ( let the dogs out) e chorar de frustração pelo que você ainda não consegue fazer.

" Instead of " letting the dogs out", you need to look after your flowers, it means, look at all the progress you have done ( your garden) "

Uma vez que conseguimos construir a base (the structure), as paredes ( the grammar), e colocar um teto ( the vocabulary); precisamos, a partir daí, cuidar dos encanamentos (the self-correction), dos fios elétricos ( the self-study), e da pintura (the pronunciation and spelling) para podermos receber os primeiros visitantes, ou seja, começar a nos comunicar com os outros.

"Don't be afraid of speaking your mind with the visitors ( other people, clients, etc). Make the most of the opportunity and practice it."

É nesse momento, que começa o medo de se comunicar, de falar errado e de aproveitar as oportunidades para praticar, e é esse medo de errar que leva, naturalmente, a segunda grande frustração:

- Professor, eu não consigo entender tudo! - reclama o aluno- Eles dizem muitas palavras que eu não consigo entender! O que há de errado comigo?
- Você consegue entender 100% em português?- digo!
- Não!
- Por que você acha que seria diferente em inglês? Comunicação é um treino constante: continue!
- E se eu falar algo errado em inglês?
- Você fala sempre certo em português?
- Não! Eu erro de vez em quando. Todo mundo erra!
- E isso te impede de se comunicar?

" After your house is built, it is very common for you to have problems with the pipes and the power: your pipe get blocked or maybe the electric plugs don't work properly. Instead of wasting all your energy by " letting the dogs out" again, do something about it and repair it. The same about your English, from time to time, our communication might get blocked by the pressure of the moment or because of an odd accent, but instead of letting your dogs out..."

Sim, aprender outro idioma é mais do que estudar gramática e fazer as lições do livro. Passar de níveis em uma escola de inglês não é garantia de comunicação, e esse é o grande problema que vejo em todos os alunos, não importa se eles estão começando agora ou se já estão estudando há décadas. Dai, a importância de ser bem instruído em seus estudos e ter confiança em quem te ensina a se comunicar.

"To be able to communicate is only possible if we trust on our teachers and on ourselves."

Portanto, cuide bem do que você já consegue fazer; tenha orgulho do que você já consegue entender; e estabeleça objetivos reais para o seu inglês. E se a frustração bater na sua porta, respire fundo e a deixe passar... Só entra na sua casa, quem você deixa entrar!

Um comentário:

  1. Adorei sua explicação.
    conte aos seus alunos que estou com 68 anos e iniciando o ´aprendizado de Inglês...
    A caminhada se faz passo a passo.

    ResponderExcluir