sexta-feira, 3 de junho de 2016

A Garota que Engolia Palavras


Ela já falava inglês bem, só não conseguia controlar sua fome de letras. Paula vivia engolindo palavras.

A cada frase, ela engolia algo.

1. I enjoying this class, teacher! (engoliu o to be)

2. We didn't the homework, teacher! ( engoliu o to do)

3. I will the article, teacher! ( engoliu o to read)

Ela sabia a estrutura correta, só não conseguia controlar a sua ansiedade e tentava falar tão rápido quando ela falava em português. Sendo assim, eu estou ensinando a Garota que Come Palavras a usar alguns truques para conter a sua fome:

1. Usar a intonação

2. Usar a respiração

3. Usar as pausas

4. Por fim, treinar, treinar e treinar

- Você não vai conseguir, pelo menos agora, reproduzir a velocidade da sua fala nativa em inglês - eu disse - Para começar o " recast", você precisa falar devagar e com atenção, dear.

- Eu sei, teacher. Mas eu ainda não consigo evitar. Quando eu vejo, já engoli as palavras.

- Se você consegue articular bem em português, com certeza, vai aprender também em inglês. O segredo é o prestar atenção.

Quando falamos com alguém, estamos mais preocupados em causar uma boa impressão do que passar bem a mensagem que estamos tentando entregar. Mas aulas dos alunos como a Paula, sempre passo mais tempo tentando convencê-los a " slow down" do que ensinando qualquer coisa nova.

Contudo, esses alunos são aqueles que mais conseguem ensinar seus professores. Foram alunos assim que me fizeram rever a antiga e tradicional prática de corrigir os alunos no ato do erro e foi somente depois de perceber o quanto isso poderia ser ainda mais prejudicial, que eu passei a orientá-los a praticar seu auto-recasting.

- I AM enjoying this class, teacher - disse Paula - I didn't...( som de respiração)...do...my homework, but I will...( pausa) read ( pausa) the articles. E aí consegui?

- Well done! - eu disse e ela começou a pular de alegria, dizendo:

- I got! I got! - disse Paula, por fim, celebrando a sua vitória e esquecendo de colocar o " it " no fim dos seus " GOTs".

Yes...treinar, treinar e treinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário