sexta-feira, 20 de maio de 2016

English Classes or Friendship?


Estamos naquele típico programa de auditório dos anos 80 onde uma pessoa está numa cabine com um fone nos ouvidos que a deixa sem ouvir nenhum som do lado de fora e precisa dizer sim ou não à pergunta do apresentador maluco:

- Aluna, você troca suas aulas de inglês por uma amizade com o seu professor?

A aluna nada responde.

O apresentador muda a pergunta:

- Ou você prefere um professor te dando aulas de inglês sem ter amizade com você?
...
Ensinar inglês de maneira personalizada em aulas individuais leva sempre ao mesmo dilema: manter ou não uma amizade com o aluno?

Em tese, os professores de inglês são profissionais que deveriam manter uma certa distância dos alunos, pois diz o Manual do English Teacher que uma vez que os alunos ficam muito íntimos, eles deixam de estudar e ao invés de uma aula de inglês, eles acabam tendo um bate papo. Eu pergunto: se o bate papo é em inglês, qual seria o problema? Se o aluno está praticando e aprendendo, what is the big issue? Para haver aprendizado numa relação entre professor e aluno, é necessário haver confiança e uma "certa química". Essa química é um sentimento de conforto que o aluno precisa sentir para dizer o que pensa, errar, ser corrigido e aprender algo que muitas vezes é muito complexo e requer um longo tempo. Portanto, a amizade entre professor e aluno não deve ser um tabu, pelo contrário, deve ser recomendado, pelo menos numa cultura como a nossa em que valorizamos o contato humano e os relacionamentos.

É claro que me refiro aqui aos professores da língua (um profissional que além da fluência na língua, estudou para ensinar) e não aos English Speakers que acreditam ser English Teachers. Se você for um professor, saberá utilizar todos os recursos como ferramentas para atingir o seu goal: o aprendizado do seu aluno. Porém, se o aluno tiver, ao invés de um professor tiver apenas alguém que fala a língua, essa amizade que surgirá nas aulas será palco para eles - e não os alunos - praticarem sua "fluência".

Sim, acredito que não há nada de errado no fato que os alunos possam ter amizade com seus professores e vice-versa. O único alerta que eu deixo aqui para os alunos é o seguinte questionamento: nas aulas, quem fala mais? Eu ou o professor? Se for o professor, mantenha o amigo, mas troque de tutor.

...

Voltamos ao apresentador e ao show dos anos 80.

...O apresentador faz a pergunta:

- Você trocaria suas aulas de inglês por uma amizade com o seu professor? Ou você prefere um professor te dando aulas de inglês sem ter amizade com você?

Há um novo silêncio e talvez por uma falha no áudio ou porque a aluna já sabia o que seria perguntando, ela responde:

- Os dois! Posso ter os dois?

Nenhum comentário:

Postar um comentário