quinta-feira, 6 de março de 2014

I Don't Want to Speak Like a Native, I Want to Speak As Me


Título longo, sempre engano.

Não aprendemos inglês para os outros, aprendemos inglês para gente. Aprendemos de um jeito só gente, tentando achar a nossa voz, tentando agarrar a língua como quem segura água. I don't want to speak like a native, eu quero falar que nem eu, que nem você, quem nem quem fala e que nem quem sente.

I want to speak as me, tipo assim, gente daqui, inglês tupiniquim, cheio de defeito, mas falado de um jeito sem-vergonha de quem sabe que ganha, toda vez que abre a boca e se expõe. Inglês brasileiro, Brazilian English.

Eu quero que meus alunos aprendam o "como" LIKE quem se diverte e não AS a professional speaker falando um perfeitamente não-natural que as escolas tanto tentam empurrar " fluência" abaixo. Não quero escutar os meus alunos falando LIKE americanos, LIKE britânicos - quero os meus alunos LIKE speakers do mundo, falando Global English. Pois, esse é o inglês falado no mundo.

Aprender HOW falar bem é brincar de errar e saber HOW concertar, recast, refrasear e tornar a falar até ouvir o outro escutar. É brincando com a língua que a dominamos. Portanto, não tentem falar LIKE os outros, solte a voz AS You.

Nenhum comentário:

Postar um comentário