segunda-feira, 1 de abril de 2013

You Are Never Too Old To Learn Something New



Um dos grandes desafios de ensinar alguém a aprender inglês é o grau de resistência que os alunos mais velhos possuem com as novas palavras em inglês.  It is known that a grande diferença entre os europeus que aprendem vários idiomas e o brasileiro que passa toda a vida repetindo que o book está on the mesa, está no grau de resistência ao novo que a nossa cultura tanto se orgulha em manter.

É claro que ninguém deseja fazer algo desagradável e certas palavras em inglês soam mesmo russo ou grego. However, essas pessoas aparentemente possuem alguma phobia em relação a testar seus limites e se esqueceram completamente daquela sensação maravilhosa que sentimos quando finalmente algo novo faz sentido, aquele prazer de ran into the streets shouting eureka! Eureka! 

Ok, exagerei um pouco. Nenhum learner sai por aí enlouquecido comemorando toda vez que algo faz sentido, mas tem muito aluno que parece não querer mexer em sua zona de conforto, quase como se alterar algo em seu comportamento fosse mexer em algum dogma que ele vem seguindo toda a vida. Ora, aprender outro idioma é realmente mexer no desconhecido, é estar aberto ao novo para se perceber tendo um outro ponto de vista. E infelizmente, isso ocorre não somente com alunos, há muito professor por aí com o mesmo problema. 

Eu chamo esses professores, carinhosamente, de mammoths, os tais professauros. Justamente por eles não se arriscarem em novos terrenos do ensino.  Porém, como podemos ensinar um aluno a aprender sem ensinar a grande lição do se arriscar? Esses professores são sputniks, girando na órbita dos seus alunos sem transmitir nada, tais como esses satélites antigos russos que viraram piadas.

Claro, que o melhor seria aprender sem nem perceber que se aprendeu algo novo. E se eu disser que acabei de ensinar 5 palavras novas a você em inglês ,porém, três estão em grego e duas em russo, você acreditaria em mim? Well, se você já descobriu que palavras são essas, parabéns, eu terei provado para mim e para você, que ninguém nunca está velho demais para aprender algo novo, até em russo e em grego para usar em seu inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário