sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fluência e Sotaque


news_67_big

Se toda a energia que boa parte dos meus alunos gasta se preocupando em ter um inglês fluente ou um sotaque americano/britânico fosse utilizada para aprender bem o idioma, eles já estariam falando it muito bem e com toda a confiança que necessitam. I can't blame them; culpo todos esses cursos que vendem que só se fala bem inglês if os alunos conseguirem imitar os americanos dos seriados ou a Rainha da Inglaterra.

Falar bem o idioma and se comunicar com facilidade deveria ser o único objetivo do aluno, however, em algum momento, eles passam a se preocupar tanto com sotaques que muitos acabam escolhendo seus cursos levando em consideração apenas se a escola possui um perfil mais americano or britânico. O que muitos desconhecem é que o idioma inglês virou uma língua internacional and the grande exigência do mercado de trabalho é que o profissional possa falar com clareza seu segundo idioma. Portanto, o RH que exige inglês fluente de seus candidatos deve ser formado por profissionais dinossauros que desconhecem que só quem fala fluentemente são os nativos da língua - qualquer estrangeiro que estudou e fala VERY WELL inglês, possui o nível proficiente ( se tanto).  

A proposta seria que todos os brasileiros parassem de colocar em seus currículos o tal do " inglês fluente" e passassem a usar o nível real que eles podem alcançar ( até onde eu lembro, não existe certificado internacional de " inglês fluente"). Na Universidade de Cambridge, os certificados para estudantes terminam no nível " proficiency". The CPE ( Certificate of Proficiency in English) é um dos mais difíceis exames que um estudante faz, justamente porque esse certificado é um comprovante que os alunos atingiram um nível muito alto na habilidade de falar inglês e conseguem usar tão bem o idioma quanto ( se não melhor) que um nativo " fluente".

Therefore, se nem a Universidade de Cambridge (RU) reconhece o " inglês fluente" como nível alcançável, por que tanto gente ainda quer falar fluentemente? 

Se o inglês se tornou uma língua universal falada em todos os quatro cantos do globo, por que ainda há alunos que querem apenas falar americanês? 

Fica o convite para que os verdadeiros aprendizes da língua não caiam nessa armadilha e usem toda a sua energia para saborear - savoring - o progresso que podem efetivamente alcançar nesse estudo. 

Professor Frank  

Ps: para Mais informações sobre o CPE, acesse: http://www.cambridgeesol.org/exams/cpe/index.html

fonte: http://www.afrankexperience.com.br/Portugues/index.php?option=com_content&view=article&id=85:newsletter-67&catid=22:artigos&Itemid=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário