terça-feira, 2 de março de 2010

Vocabulário: Qual é o melhor dicionário?

By Ulisses Wehby de Carvalho

Mas, o que é um bom dicionário de inglês? É aquele que atende as suas necessidades. Simples, não é? Você me pergunta: como encontrá-lo? Aí vai a dica: defina que tipo de dicionário você necessita: pode ser inglês > português, português > inglês, inglês > inglês, de uso geral, técnico genérico, técnico específico, de termos financeiros, médico, de expressões idiomáticas etc.

Além da necessidade de momento, quanto tempo você estuda inglês pode também ser fator preponderante na escolha do tipo de dicionário. Lembre-se de que há dicionários que foram desenvolvidos especialmente para alunos de inglês. Há ainda outras considerações referentes a tamanho, quantidade de palavras, preço etc. O vendedor de uma livraria especializada pode lhe ajudar nessa escolha.

Depois de escolhido o tipo de dicionário, peça ao vendedor para ver todas as opções daquela categoria. Sempre compare dicionários dentro do mesmo grupo. Pois bem, para fazer uma boa comparação entre eles, faça o seguinte: procure a explicação ou definição de um termo que você conhece muito bem. Compare as explicações de dois ou mais livros, analise qual deles possui mais clareza, os exemplos mais elucidativos, a apresentação mais agradável etc. Assim, você terá condições de fazer a melhor escolha. O erro que muita gente comete na hora de escolher um livro, principalmente os dicionários, é de ler trechos de assuntos novos ou desconhecidos.

Em suma, faça as comparações com base naquilo que você já domina. Somente assim você poderá saber qual foi mais claro, direto, preciso, com mais exemplos etc.

Source: www.teclasap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário