sexta-feira, 14 de junho de 2013

Enchantment



"Sem encantamento não há aprendizado" , eu repito e repito, mas será que essas aulas que ministro onde misturo arte e linguagem dão mesmo resultado? 

Se o aluno vive angustiado sem saber se um dia dominará seu objeto de estudo, o professor também vive em conflito, se perguntando se o aluno está realmente aprendendo ou se é preciso mudar algo que possa possibilitar um melhor resultado, mas o feedback de um aprendizado só aparece mesmo quando o professor nota o brilho do " learner" aparecer no olho de um aluno e em seu empenho em se melhorar. 

Bianca é uma aluna nova; e exatamente igual a tantos outros casos de alunos com bloqueio de comunicação, ela fala e compreende muito bem, porém acredita otherwise (o contrário). 

Temos trabalhado para que ela possa se dar conta disso; para alunos como ela, não adianta dizermos o quanto eles são bons, eles precisam perceber isso por conta própria. 

Nessas horas, livros, apostilas, mil gramáticas e milhões de vocabulários da língua estudada não possuem o poder de uma canção que toque em seus corações ou de uma palavra compreendida e trabalhada, que possa ser usada como brincadeira em aula, desenho de pintura, alvo de giz de cera ou poesia que possa ser flexibilizada.

- Otherwise é uma palavra que eu nunca aprenderia - disse ela. 

- Why not? - perguntei eu - ela pode ser " senão, do contrário, diferentemente, diferente, outro" and so on. Otherwise possui tantos significados. 

- Porque acho ela feia e muito formal e nunca perderia meu tempo para lembrá-la.

- E você gosta da palavra wisdom?

- Sim, ela evoca realmente o sentido de sabedoria. Wisdom é uma palavra bonita. 

- Ora, quem tem wisdom é um sábio, Bianca, e sábio em inglês é...

- Wise!

- E não existe apenas um wise nesse mundo, há sempre outro wise que possa nos ajudar a compreender melhor as palavras...

- Other...

- Precisamos de muitos others wises, senão ... senão... O mundo seria muito boring. Como se diria " senão" em inglês, se não houvesse otherwise? 

- Deve haver outras formas...

- Nenhuma tão wise quanto esta. - eu disse e ela sorriu; otherwise tinha encantado sua memória, por isso, ela decidiu escrevê-la em seu caderno em letras maiúsculas e pintou as letras como se pintasse desenhos. Naquele momento, Bianca era criança novamente e estava aprendendo sem pressa de reter tudo e com a paciência para artificar cada palavra. 

- Decidi algo, professor - ela disse com o brilho do learner no olhar - Vou colecionar as palavras, que na minha opinião, são as mais feias em inglês e torná-las bonitas. Posso enviá-las para o senhor ver como ficou? 

- It will be a pleasure! - respondi e nos despedimos. A vê-la sair, compreendi porque escolhi essa profissão e a importância da arte e da poesia nas aulas. Palavra por palavra, Bianca está sendo encantada e logo, essas palavras fluirão tão naturalmente em seu speech que trarão a confiança que mil aulas não conseguiram, isso não ocorreria otherwise. 

" Sem encantamento, não há aprendizado" - repeti baixinho para mim. 

- O que é isso, teacher? Falando sozinho? - era o You que acabava de chegar para a aula dele - Nossa, Teacher, duas semanas sem aula e quando volto, o teacher está falando sozinho. 

- Welcome back, You, but  how do You say...

Nenhum comentário:

Postar um comentário