
Nunca vi aluna mais feliz em fazer seus home works ou ser tão pontual em me enviar as lições e o resultado é que ela aumentou seu vocabulário e já domina os elementos básicos da gramática inglesa de tal forma, que para ela já é natural que na terceira pessoa, o verbo se altere ou que no passado, temos que usar formas regulares e irregulares dos verbos.
Ela já demonstrou que vai alcançar sua tão sonhada “fluência” daqui há alguns meses; porém, nos últimos dias, algo vem ocorrendo: as suas lições não chegam mais a tempo, e muitas vezes, ela chega à aula sem ter feito seu trabalho em casa.
- Estou trabalhando demais, professor – disse ela – não consigo ter tempo para estudar. O senhor entende, né?
- Well...
É claro que eu compreendo, quis dizer para ela, porém... como explicar para ela que é justamente nessa fase que ela precisa mais ainda estudar? Como explicar para ela que ela só precisa de um minutinho e um pouquinho mais de esforço para continuar a melhorar?
Aprendi algo em uma das minhas aulas de teatro que jamais esqueci. Certo dia, o nosso professor fez um exercício, cuja finalidade era literalmente nos levar a exaustão física e mental, com o intuito de, a partir dai, dar vida ao personagem que iríamos interpretar. Quando chegamos ao final do exercício e felizes, caímos no chão de cansaço, ele mandou que levantássemos. A maioria, incluindo eu, começou a reclamar do cansaço e de que precisávamos descansar e ele nos disse:
" Sempre podemos mais um pouquinho! Essa é a lição que todo profissional competente deveria aprender. Quando pensamos que já não agüentamos mais nada, se tentarmos só mais um pouquinho, vamos descobrir que havia mais força e energia guardado aí dentro de vocês, energia e força que estavam sendo usados equivocadamente para vocês reclamarem."
Então, mesmo a contra-gosto, levantamos e para a nossa surpresa: sim! Ainda havia um pouquinho de energia e um tantinho de força extra que acabamos usando para dar vida ao nosso personagem.
Sim, “um minutinho” e “ um pouquinho” faz uma grande diferença no seu progresso, my dear learner. Se vocês pensarem bem, sempre sobra um minutinho no ônibus, na hora do almoço, no intervalo da novela, enquanto espera o namorado, enfim, se vocês dedicarem um minutinho por dia, são 5 minutos por semana, 20 por mês, 240 minutos por ano de self-study.
- Mas eu consigo fazer isso em um dia! – Claudia disse.
- Claudia, não é o tempo de estudo e sim a frequência de estudo – respondi – A frequência traz muito mais resultado que a quantidade. Lembra quando eu disse “um pouquinho”?
Esse “um pouquinho” é que reforçará tudo aquilo que você já aprendeu nas aulas.
Sem esse “um pouquinho” você não terá condições de reter o aprendizado de uma língua nova e estará condenando tudo aquilo que você pensa que aprendeu ao esquecimento.
Por isso, os professores insistem tanto que as crianças façam suas lições e que os pais garantam que isso ocorra.
Por isso, a metodologia da nossa escola é baseada em self-study, pois queremos que você, dear learner, aprenda de fato que o projeto de aprendizado do seu inglês é nossa responsabilidade e se unirmos um minutinho de tempo comigo mais um pouquinho de prática contigo, você vai aprender a little bit, um pouquinho, mas esse pouquinho será para a vida inteira e não apenas parte de mais uma lição esquecida.
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