by Frank Oliveira
She told me She had found a job: as an English Teacher. As She was still my English student, I have never thought She would move this far. I was quite surprised.
- Você não vai dizer nada? - She said.
- O que você quer que eu diga? - I replied.
- Que você acha uma boa ideia...to start with.
- Eu acho que todas as idéias são geniais quando o assunto é melhorar o seu inglês.
- Você não acha que eu serei uma boa professora...
- Eu não disse isso. Só acredito que você terá que estudar muito mais para se tornar uma professora. Daí, se será boa ou não, só os seus alunos lhe dirão.
- Meu inglês não é o suficiente?
- Só inglês nunca é suficiente para ensinar, She. Nativos são fluentes, mas nem todos conseguem ensinar.
- Um nativo não pode ensinar direito?
- Um nativo ensinará direito se ele estudar para ser professor. É preciso entender como alguém aprende para poder ensinar direito.
- Você sempre soube como as pessoas aprendiam? Não vai me dizer que você nunca errou como professor?
- Errei e ainda erro, mas aprendo com isso para me melhorar e consequentemente ajudar melhor os meus alunos. A questão é que muita gente decide dar aulas de inglês apenas para praticar seu segundo idioma e se esquece - ou ignora - as complexidades de se ensinar alguém. Os cursos de inglês estão cheios de falantes da língua que não são professores.
- Se eu não me engano, eu li um artigo seu chamado " Inglês com um Mestre Ignorante", Professor. Nesse artigo, o senhor diz que aprendemos mais quando ensinamos. E diz, even more, que qualquer pessoa pode ensinar.
- Sim, eu escrevi esse artigo faz alguns anos depois de ter lido um livro fantástico do filósofo francês Jacques Rancière. Porém, esse artigo foi apenas uma dissertação sobre o fato que um grupo de bons aprendizes pode aprender com qualquer coisa, até mesmo com um "Mestre Ignorante" da matéria. A minha preocupação é com alunos com dificuldade de aprendizado que podem piorar ainda mais se caírem nos "books on the table" dos falantes da língua que não são professores.
- Eu sei que eles podem aprender comigo, Professor. Eu quero mesmo compartilhar o que eu sei e melhorar fazendo isso.
- She, eu não duvido da sua capacidade, só quero que você não se esqueça da responsabilidade dessa decisão. A cada aula que dou, a cada novo aluno que ensino, mas tenho certeza que eu tenho muito a aprender, entende? E olha que tenho mais de 15 anos de experiência.
- Eu não vou tomar o seu emprego. Há espaço para todos.
- Não estou preocupado com isso...
- It seems to me, Professor, que você está contra a minha ideia de ensinar.
- Eu não estou contra anything, She. Só quero saber se você compreende a complexidade que é ensinar e se sabe as consequências dessa aventura tanto para você quanto para quem for seu estudante. Você consegue entender que é preciso muito mais que inglês para ensinar alguém a falar outra língua?
- Sim, mas acredito que qualquer pessoa pode aprender a ensinar. E eu quero aprender a fazer isso com o senhor, se o senhor quiser me ajudar. Portanto, Professor, eu quero que saiba que eu não vim aqui te pedir permissão para ensinar; eu vou fazer isso e pronto. Eu só quero saber se posso contar com a sua ajuda....
- Eu posso te ajudar, mas com uma condição.
- Eu vou te pagar.
- She!
- Ok, Professor. O que preciso melhorar?
- Eu quero que você aprenda primeiro a te ensinar. Você sabe das suas fraquezas em inglês e eu já te expliquei o que você deve fazer para melhorar. Monte um plano de recasting para você por conta própria, sugira soluções, mudanças e prazos. Se você conseguir GO that FURTHER e me mostrar que você está praticando o que sugeriu, você passará de aprendiz de inglês à aprendiz de professora na minha escola.
- Você vai me orientar then.
- Indeed.
- Acho que eu deveria te agradecer por isso.
- Agradeça quando você entrar na sala de aula como professora e não apenas como um falante da língua querendo praticar. Mostre isso para si mesma e seus alunos vão te respeitar e - quem sabe - eles poderão aprender tanto com você quanto você aprenderá com eles.
- Você não vai dizer nada? - She said.
- O que você quer que eu diga? - I replied.
- Que você acha uma boa ideia...to start with.
- Eu acho que todas as idéias são geniais quando o assunto é melhorar o seu inglês.
- Você não acha que eu serei uma boa professora...
- Eu não disse isso. Só acredito que você terá que estudar muito mais para se tornar uma professora. Daí, se será boa ou não, só os seus alunos lhe dirão.
- Meu inglês não é o suficiente?
- Só inglês nunca é suficiente para ensinar, She. Nativos são fluentes, mas nem todos conseguem ensinar.
- Um nativo não pode ensinar direito?
- Um nativo ensinará direito se ele estudar para ser professor. É preciso entender como alguém aprende para poder ensinar direito.
- Você sempre soube como as pessoas aprendiam? Não vai me dizer que você nunca errou como professor?
- Errei e ainda erro, mas aprendo com isso para me melhorar e consequentemente ajudar melhor os meus alunos. A questão é que muita gente decide dar aulas de inglês apenas para praticar seu segundo idioma e se esquece - ou ignora - as complexidades de se ensinar alguém. Os cursos de inglês estão cheios de falantes da língua que não são professores.
- Se eu não me engano, eu li um artigo seu chamado " Inglês com um Mestre Ignorante", Professor. Nesse artigo, o senhor diz que aprendemos mais quando ensinamos. E diz, even more, que qualquer pessoa pode ensinar.
- Sim, eu escrevi esse artigo faz alguns anos depois de ter lido um livro fantástico do filósofo francês Jacques Rancière. Porém, esse artigo foi apenas uma dissertação sobre o fato que um grupo de bons aprendizes pode aprender com qualquer coisa, até mesmo com um "Mestre Ignorante" da matéria. A minha preocupação é com alunos com dificuldade de aprendizado que podem piorar ainda mais se caírem nos "books on the table" dos falantes da língua que não são professores.
- Eu sei que eles podem aprender comigo, Professor. Eu quero mesmo compartilhar o que eu sei e melhorar fazendo isso.
- She, eu não duvido da sua capacidade, só quero que você não se esqueça da responsabilidade dessa decisão. A cada aula que dou, a cada novo aluno que ensino, mas tenho certeza que eu tenho muito a aprender, entende? E olha que tenho mais de 15 anos de experiência.
- Eu não vou tomar o seu emprego. Há espaço para todos.
- Não estou preocupado com isso...
- It seems to me, Professor, que você está contra a minha ideia de ensinar.
- Eu não estou contra anything, She. Só quero saber se você compreende a complexidade que é ensinar e se sabe as consequências dessa aventura tanto para você quanto para quem for seu estudante. Você consegue entender que é preciso muito mais que inglês para ensinar alguém a falar outra língua?
- Sim, mas acredito que qualquer pessoa pode aprender a ensinar. E eu quero aprender a fazer isso com o senhor, se o senhor quiser me ajudar. Portanto, Professor, eu quero que saiba que eu não vim aqui te pedir permissão para ensinar; eu vou fazer isso e pronto. Eu só quero saber se posso contar com a sua ajuda....
- Eu posso te ajudar, mas com uma condição.
- Eu vou te pagar.
- She!
- Ok, Professor. O que preciso melhorar?
- Eu quero que você aprenda primeiro a te ensinar. Você sabe das suas fraquezas em inglês e eu já te expliquei o que você deve fazer para melhorar. Monte um plano de recasting para você por conta própria, sugira soluções, mudanças e prazos. Se você conseguir GO that FURTHER e me mostrar que você está praticando o que sugeriu, você passará de aprendiz de inglês à aprendiz de professora na minha escola.
- Você vai me orientar then.
- Indeed.
- Acho que eu deveria te agradecer por isso.
- Agradeça quando você entrar na sala de aula como professora e não apenas como um falante da língua querendo praticar. Mostre isso para si mesma e seus alunos vão te respeitar e - quem sabe - eles poderão aprender tanto com você quanto você aprenderá com eles.
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