Se toda
a energia que boa parte dos meus alunos gasta se preocupando em ter um inglês
fluente ou um sotaque americano/britânico fosse utilizada para aprender bem o
idioma, eles já estariam falando it muito bem e com toda a confiança que
necessitam. I can't blame them; culpo todos esses cursos que vendem que só se
fala bem inglês if os alunos conseguirem imitar os americanos dos seriados ou a
Rainha da Inglaterra.
Falar
bem o idioma and se comunicar com facilidade deveria ser o único objetivo do
aluno, however, em algum momento, eles passam a se preocupar tanto com sotaques
que muitos acabam escolhendo seus cursos levando em consideração apenas se a
escola possui um perfil mais americano or britânico. O que muitos desconhecem é
que o idioma inglês virou uma língua internacional and the grande exigência do
mercado de trabalho é que o profissional possa falar com clareza seu segundo
idioma. Portanto, o RH que exige inglês fluente de seus candidatos deve ser
formado por profissionais dinossauros que desconhecem que só quem fala
fluentemente são os nativos da língua - qualquer estrangeiro que estudou e fala
VERY WELL inglês, possui o nível proficiente ( se tanto).
A
proposta seria que todos os brasileiros parassem de colocar em seus currículos
o tal do " inglês fluente" e passassem a usar o nível real que eles
podem alcançar ( até onde eu lembro, não existe certificado internacional de
" inglês fluente"). Na Universidade de Cambridge, os certificados
para estudantes terminam no nível " proficiency". The CPE (
Certificate of Proficiency in English) é um dos mais difíceis exames que um
estudante faz, justamente porque esse certificado é um comprovante que os
alunos atingiram um nível muito alto na habilidade de falar inglês e conseguem
usar tão bem o idioma quanto ( se não melhor) que um nativo " fluente".
Therefore,
se nem a Universidade de Cambridge (RU) reconhece o " inglês fluente"
como nível alcançável, por que tanto gente ainda quer falar fluentemente?
Se o
inglês se tornou uma língua universal falada em todos os quatro cantos do
globo, por que ainda há alunos que querem apenas falar americanês?
Fica o
convite para que os verdadeiros aprendizes da língua não caiam nessa armadilha
e usem toda a sua energia para saborear - savoring - o progresso que podem
efetivamente alcançar nesse estudo.
Professor
Frank
fonte: http://www.afrankexperience.com.br/Portugues/index.php?option=com_content&view=article&id=85:newsletter-67&catid=22:artigos&Itemid=20
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